ENCONTRO MARCADO    
VÍDEO    BIO    OBRA    CRÍTICA 
MILTON NASCIMENTO

Sobre Milton (Odeon, 1970)
Por Jimi Joe
A primeira manifestação consistente do som das Gerais, a união do gemido dos carros de boi com Beatles. A voz de Milton Nascimento imortalizando pedaços do Brasil no ar. Um crítico americano escreveu sobre uma lenda brasileira, segundo a qual, Milton fez um pacto na encruzilhada: enquanto durassem os 70, ele reinaria. Quando os 70 acabassem, eles o possuiriam para sempre.
In: Rádio 107,1 FM, Porto Alegre

Sobre o álbum Gil & Milton
Por Carlos Calado
Seria até normal esperar que um encontro tão significativo para a música popular brasileira, como o de Gilberto Gil e Milton Nascimento, fosse comemorado com uma monumental megaprodução. Felizmente, a maturidade dos 60 anos parece ter levado o baiano e o mineiro (honorário) a priorizarem a espontaneidade e as afinidades musicais em vez de pompa.
In: Site Clique Music, 25/10/2000

Sobre Milton Nascimento
“Milton Nascimento é, provavelmente, o maior compositor brasileiro pós Jobim/Gilberto”
Paul Simon

“Se Deus cantasse, seria com a voz de Milton”
Elis Regina

“A palavra inventivo não o define tão bem quanto a palavra original, e ele é, sozinho, um movimento”
Caetano Veloso

Sobre o CD Pietá
Por Marco Antonio Barbosa
Em forma e conteúdo, Pietá representa um grande passo à frente na carreira de Milton Nascimento, que corria o risco de, neste início de terceiro milênio, "ficar para trás" em termos de criatividade na comparação com os outros medalhões da MPB. Recorrendo ao espírito do Clube da Esquina original, Milton cercou-se de jovens talentos e soube usar essa juventude para revitalizar sua música. O resultado é seu disco mais vigoroso desde muitos anos; talvez, desde o último Clube da Esquina, de 1978. Deixando sua natural afinidade com sonoridades como o pop e o jazz soarem fluidas, nas mãos do arranjador Eumir Deodato (que trabalhou com o cantor nos anos 60), Milton concentra-se no canto, com ótimos resultados. A integração com os novatos (alguns nem tanto) também ficou espontânea, sem costuras. No topo disso tudo, uma saudável disposição para não se repetir, mesmo ao repisar estilos de composição e ritmos já familiares para os conhecedores de sua carreira.
In: Site Clique Music 21/07/2003