ENCONTRO MARCADO    
VÍDEO    PERFIL    BIO    OBRA    CRÍTICA 
ZELITO VIANA

Morte e Vida Severina
"Brasília – O Departamento de Censura da Polícia Federal proibiu a exibição no 10º Festival de Cinema de Brasília, Morte e Vida Severina, de Zelito Viana, foi liberado mas não poderá ser exibido no exterior (...)"
"Censura veta a exibição de 4 filmes". Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 21 de julho de1977

Minha Namorada
"(...) Minha Namorada é acima de tudo um filme que se identifica com as aspirações de uma nova geração que se espera muito mais da vida do que as passadas".
PEREIRA, Miguel. "Minha Namorada um filme jovem". O Globo. Rio de Janeiro 16 de maio 1996. Brasil.

Terra dos Índios
"Zelito Viana talvez não consiga concretizar, a curto prazo, seu sonho de arranjar um jeito de ser financiado para filmar o Brasil. Mas, conseguiu realizar uma proeza: gastar exatamente a metade do que gastam os cineastas da boca do lixo, em São Paulo, num longa-metragem, para produzir seu Terra de Índios (...)"
FILHO, Antônio Gonçalves. Um cineasta revê a história do Brasil. Folha de São Paulo. São Paulo, 14 de abril de 1980. Brasil

Villa-Lobos
"(...) Villa-Lobos é tema do mais novo filme do cineasta cearense Zelito Viana, longa que ainda deve contar com a participação de Vera Fischer.
Villa-Lobos já povoava a mente de Zelito Viana desde os anos 70, quando o diretor planejava escrever um roteiro sobre a vida do compositor para ser filmado por Glauber Rocha. Mas ele interpretar o Villa."
MOTA, Denise. Villa-Lobos vira fábula em 35 mm. Folha de São Paulo. São Paulo, 16 de agosto de 1997. Folha Ilustrada, Brasil