ENCONTRO MARCADO    
VÍDEO    PERFIL    BIO    OBRA    CRÍTICA 
TIZUKA YAMASAKI

Tizuka nasceu em Porto Alegre, em 2 de maio de 1949, porém passou toda a sua infância em Atibaia, uma tranqüila cidade do interior de São Paulo. Com quinze anos de idade mudou-se para a capital paulista, onde morou por cinco anos, para concluir seus estudos.

Em 1970, foi para Brasília, entrando para a UnB – Universidade de Brasília. Cursou cinco períodos de Arquitetura e quatro de Cinema. Nessa época decide morar no Rio de Janeiro, cidade que acaba por adotar; em suas próprias palavras Tizuka é uma típica paulista, que adora os paulistas, mas prefere o Rio como cidade. Conclui o curso de Cinema da UFF – Universidade Federal Fluminense – em Niterói, fazendo sua estréia como diretora de longa-metragem em 1980, com o filme Gaijin.

Na maior parte de sua carreira encontrou espaço para trabalhar em cinema e em TV, já tendo realizado seis longa-metragens e passado pelas rede Manchete e Globo. Mãe independente, Tizuka não é casada e tem três filhos, sendo um adotado.

Atualmente, a cineasta está em fase de captação de recursos para os filmes Gaijin II, sobre a emigração dos brasileiros para o Japão, e Santos Dumont: o brasileiro voador