ENCONTRO MARCADO    
VÍDEO    PERFIL    BIO    OBRA    EXCERTO    CRÍTICA 
NÉLIDA PIÑON

A cicatriz da paixão

"A paixão é a pegada do ser. A cicatriz do nosso rosto. A trilha de uma vida permeada pelo caos que habita a invisível alma do homem.
O homem, contudo, não sabe dar nome à paixão. Ela é tudo que ele não sabe, tudo que ele dá provas de ser. Sua voz interior, sempre contraditória, ambígua, cruel, generosa, telúrica, grosseira, escatológica, responde sensível aos apelos da paixão."
de O pão de cada dia

Disse um campônio à sua amada

"Se o dinheiro não bastar, eu aposto o coração. É uma moeda que também tem preço. Arranco do peito e fresco ainda jogo ele sobre a mesa para juntos ouvirmos as batidas de um órgão que me fez te amar desde a manhã até o anoitecer, para ao teu lado comover-me com as lágrimas que hás de derramar, sem dúvida, pelo meu sacrifício. Mas, se ainda assim achares que nem um coração despeja o sangue com que esperavas nutrir-se por muitos anos, podemos ir em busca de outras partes do meu corpo, não me importo que justamente você me tome os pedaços, não há ali o que já não te cedi adiantado."
de O calor das coisas

"Naquele primeiro de julho, porém, Eucarístico começou a abater as árvores prometidas aos filhos como herança, logo que morresse. Avisada de que a família perdia as pompas mais nobres, e pelas mãos de Eucarístico, Magnólia foi ao seu encontro. Pediu que se desse ao menos três dias para pensar. Não se destruía o patrimônio de uma vida inteira em poucas horas de machado. Eucarístico não conseguia ouvir uma única palavra e Magnólia ajoelhou-se rezando pelas árvores enquanto ele as abatia."
de Tebas do meu coração