ENCONTRO MARCADO    
VÍDEO    BIO    OBRA    CRÍTICA 
JUAREZ MACHADO

Juarez Machado nasceu em Joinville, Santa Catarina, no dia 16 de março de 1941, filho de Leonora Busch Machado e João de Oliveira Machado. É casado com Eliane Britto de Carvalho, mãe de seu filho João Manoel de Joinville Carvalho Machado. Do seu primeiro casamento tem dois filhos: Ruy Itiberê Machado e Thessia Itiberê Machado.

Em 1960 transferiu-se para Curitiba para cursar a Escola de Belas Artes do Paraná, tendo recebido ensinamento de mestres de formação européia. Em 1966 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde residiu por vinte anos, participando ativamente do movimento artístico nacional. Através de seus cartoons, poéticos e mágicos, que marcaram profundamente o desenho deste período, projeta-se ganhando rara notoriedade com um dos mais brilhantes desenhistas brasileiros. Dotado de grande versatilidade, além do desenho e da pintura, fez incursões pela mímica, cenografia, programação visual, ilustração e escultura.

No final dos anos 70, Juarez Machado volta-se totalmente para a pintura, o centro de seu universo. A partir deste momento passou longas temporadas em Nova York, Londres e Paris, pesquisando, trabalhando e expondo a sua obra.

Em 1986 instala-se em Paris, onde tem conquistado com a sua arte um espaço sem fronteiras.

Entre 91 e 97 também destaca-se com a publicação de livros de arte: Copacabana 100 anos, Atelier de Artista, Ilha de Santa Catarina, etc..

Em 98, realizou entre outras exposições O Grande Circo, no Centreventos Cau Hansen.