ENCONTRO MARCADO    
VÍDEO    PERFIL    BIO    OBRA    EXCERTO    CRÍTICA 
JOSÉ LOUZEIRO

A hora H do padre G

– O ovo é cosmogênico. Representa o princípio do bem, assim como o escorpião é o do mal. A maçã é o desafio. Quem consegue parti-la sem ferir as sementes, casa com a princesa. O tapete, conforme a crença dos celtas, ciganos e persas, é produzido para enredar, nos seus padrões misteriosos, as forças do mal. Diabos do cotidiano e seus aliados bruxos sentem-se tentados pelos muitos caminhos a trilhar, e se perdem.
Moderna – p.86

Pixote – Infância dos Mortos

Dito acordou ainda tonto da anestesia. Olhou o teto baixo, as paredes brancas e sujas, a lâmpada acesa. Moveu-se, sentiu as algemas. Estava em uma enfermaria, cinco ou seis leitos por perto, todos desocupados. Ninguém transitava por ali, o que parecia aumentar-lhe a ansiedade, pois não recordava de ter sentido, anteriormente, tanta sede.
Ediouro – p.87

Villa-Lobos – o aprendiz de feiticeiro

Torceu. Teve que fazer bastante força. Afinal, suas mãos eram pequenas e os dedinhos frágeis. Mas, com a determinação que já o caracterizava, terminou conseguindo seu intento e o precioso vinho do Porto jorrou, cobrindo-lhe os pés e as pedras lavradas do piso.
Tahú teve outra idéia: colocou algumas rolhas de cortiça para flutuar e acompanhou seu deslocamento, na direção da grelha. Imaginou-as como sendo minúsculas caravelas tocadas pelos ventos, naquele rio de águas avermelhadas, borbulhando sonoridades.
Ediouro – p.11