ENCONTRO MARCADO    
VÍDEO    PERFIL    BIO    OBRA    EXCERTO    CRÍTICA 
BELISÁRIO FRANCA

Responsável pela criação da Giros, em 1997, o diretor Belisario Franca imprimiu sua marca em dezenas de programas e documentários dedicados à cultura brasileira, exibidos por mais de vinte canais de televisão entre os mais respeitados no país e no mundo.

O desafio de gerar conteúdos relevantes orienta sua carreira desde o final dos anos 1980, quando seu primeiro trabalho para televisão, African pop (Rede Manchete) venceu o Festival de Havana. Em 1991, dirigiu na Rede Globo o Programa legal. Também criou e dirigiu Brasil Legal, um sucesso de crítica e público, até hoje lembrado como uma inovação na linguagem da TV.

À frente da Giros, Belisario Franca dirigiu uma série de produções que foram exibidas no Discovery Channel, no Animal Planet, no People & Arts, no Channel Four, no GNT/Globosat, na Rede Globo, no SBT, na TV Cultura, no Canal Futura, entre outros.

Para o Discovery Channel, Franca filmou a série EcoAventura, finalista do International Emmy Award 2000. Para produzir SOS Animal, exibida pelo Animal Planet, viajou com sua equipe pelo mundo inteiro em busca de animais com risco de extinção. A série 7 X Bossa Nova, exibida na DirecTV, ganhou Medalha de Prata no New York Film Festival.

A série Danças brasileiras, apresentada por Antônio Nóbrega, foi exibida no Canal Futura. Produzida para a MTV, a série Música do Brasil, recebeu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e a Medalha de Prata do New York Film Festival, além de ser finalista do International Emmy Award. Além-mar foi premiado pela prestigiado International Documentary Association Award de Los Angeles. Em 2007, Franca dirigiu o documentário Estratégia Xavante,vencedor de premios na Mostra Etnográfica Internacional e no Documenta Madrid.